Abr 05

QUAL O TEU LEMA DE VIDA?

Em criança que tinha receio de ir ao quadro e de grande exposição.

A minha frase de eleição era: “Ai que vergonha”…

Conto-te um pouco da minha história, para chegar ao meu lema de vida.

Eu ficava envergonhada com tudo e com todos e com receio de não saber responder ao que me perguntavam.  Este receio e vergonha continuou durante alguns anos, até que percebi que tinha de fazer algo para o minimizar.

Anos mais tarde comecei a pesquisar, a estudar e a área da comunicação começou a fascinar-me. Acabei por me formar em Relações Públicas e Publicidade, tendo realizado grande parte da minha carreira profissional, na área do marketing e da comunicação.

Já no mundo corporativo onde trabalhei em multinacionais durante vinte anos, percebi que este era um medo que dominava a grande maioria das pessoas.

Vi durante a minha carreira profissional, grandes profissionais perderem oportunidades de evolução, simplesmente porque não se sentiam confortáveis quando comunicavam em público.

Pude também constatar que grandes comunicadores, conseguiam obter melhores resultados pessoais e profissionais.

Decidi por isso não me agarrar ao medo que nunca passa por completo, mas começar a utilizar diversas técnicas que fui testando, para o minimizar. Assim fui observando quem me inspirava, estudando e fui construindo o meu próprio modelo, passo a passo.

Acabei por construir e ter uma carreira internacional, percorrendo várias funções na área de marketing. Durante 10 anos ocupei a função de Diretora de Marketing de Portugal e Espanha, na Pfizer Consumer Healthcare, onde trabalhei com marcas mundiais como Centrum, ThermaCare entre muitas outras.

Vivi no Brasil e nos EUA, trabalhei grande parte do tempo entre Portugal e Espanha, tendo feito apresentações em diversos idiomas e para as mais diversas equipas, desde CEOs, Equipas Comerciais, Equipas Multidisciplinares, tanto a nível presencial, como online.

Assim o desconforto e medo que sentia, foi-se amenizando. Percebi que esta era uma habilidade que se treina e que com as técnicas adequadas e muita prática, me permitiam levar a minha mensagem da melhor forma e assim ajudar a resolver situações do negócio, lançar produtos, motivar equipas, entre muitas outras vantagens.

Quando há cerca de três anos optei por deixar o mundo corporativo e me tornei empreendedora, por conta própria, criei a Talk&Shine e resolvi focar-me a fazer aquilo que sempre me apaixonou: A Comunicação com Confiança.

Hoje é com grande orgulho que faço também parte da Direção do Projeto YUNI.

A Confiança é um dos meus principais valores e só fazia sentido fazer algo de acordo com os meus valores.

Já dei palestras e formação para grandes empresas Nacionais e Internacionais e estou alinhada com o  meu propósito de vida: Ajudar pessoas e equipas que se sentem inseguras a comunicarem em público, a fazerem apresentações de alto impacto, com mais confiança e mantendo a sua autenticidade.

Eu já passei por todos esses medos, ansiedades, achar que não ia ser capaz de enfrentar uma audiência e por isso percebo exatamente as suas dúvidas e receios.

Fico com um brilho enorme nos olhos e sensação de dever cumprido, quando os meus “Talkers” me dizem que aquilo que achavam que não era possível fazerem, é afinal bem mais simples do que imaginavam.

Com a estratégia e as técnicas certas, tudo é possível. O medo/stress, esses nunca desaparecem por completo, mas podem ser minimizados. Eu aprendi isso e por isso passo-a-passo, posso ajudá-lo(a) a fazer o mesmo.

Isso leva-me também a partilhar contigo o meu lema de vida que é:

O caminho faz-se caminhando. Confia em ti.

Qual o teu lema de vida?

Teresa Rosalino