Mai 17

CAMINHADA MINDFULNESS

A caminhada em atenção plena!

Estamos a precisar, especialmente da tranquilidade, clareza, leveza e serenidade que a meditação nos oferece. Por essa mesma razão, escolhi o exercício “caminhada mindfulness” que se encontra gravado em áudio e disponível no meu canal Youtube, pois mesmo a pessoa estando em casa, pode fechar os olhos e fazer uma viagem absolutamente tranquilizante.

Sabemos que o stress é um grande inimigo para o nosso sistema imunitário, por isso, há que serenar a alma e oferecer ao corpo físico o que ele precisa para ficar resistente – tranquilidade, beber muita água, fazer uma hora de exercício por dia, escolher refeições saudáveis ricas em vitaminas e minerais.

Nesta altura, estamos todos a preservar o bem comum e uma alternativa a esse bem comum é ficarmos serenos, inteiros, unos contribuindo com a nossa vibração e fazer este exercício, ainda que mentalmente – cria na tua mente um espaço na natureza, que tu escolhes para fazer este exercício –  transformará a tua caminhada, que se em atenção plena nunca será a mesma coisa. Poderás até ficar num estado de muita paz e serenidade, só de imaginar.

Antes de dares início à tua caminhada silenciosa, pára por uns momentos, fecha os olhos e fica a respirar, totalmente embrenhado na respiração… 

Fica completamente consciente, qualquer pensamento que surja, tu estás atento, tu viste-o, ouviste-o, mas não te identificas… Não o julgas… Não o segues… Sê o observador, sê a tua própria testemunha… 

Depois de te sentires completa e profundamente ligado a ti mesmo, abre os olhos. E até do abrir dos olhos tu toma consciência… É neste estado de presença e de absoluta consciência que vais iniciar a tua caminhada, prometo que será um passeio inesquecível e revelador…

Começa a caminhada… Mas fá-lo vagarosamente, porque agora a ideia é que observes os teus passos. Tu és uma criança que está pela primeira vez a caminhar, estás a explorar os teus movimentos pela primeira vez, estás a sentir a terra pela primeira vez… Observa cada detalhe, cada movimento dos teus músculos, do teu corpo… Observa o chão que pisas e a sua textura, se te for possível, faz isto descalço para poderes sentir de forma profunda o local que pisas… Estes próximos minutos serão para te ligares de forma totalmente presente aos teus primeiros passos, sim… Porque és uma criança que está a andar e a contemplar a capacidade de andar pela primeira vez, mantém a cabeça baixa, toda a tua atenção está no chão.

Agora ergue a cabeça… Para além de estares presente no teu corpo, fica também presente no espaço que te envolve… Onde te encontras? Que cores fazem parte desse espaço? Que sons nascem a partir dele? Que cheiros? Caminha… Vagarosamente, conscientemente, continua a caminhar e a explorar…

Os teus olhos estão a ver pela primeira vez, pára na imagem que te envolve… 

Os teus ouvidos estão a ouvir pela primeira vez, pára nos sons que te rodeiam… 

O teu nariz está a cheirar pela primeira vez, pára nos cheiros que te penetram a alma… 

A tua pele está a sentir pela primeira vez, pára na brisa, nas folhas, no vento, no chão que te toca e que tu tocas…

Fica completamente presente no teu presente… Abraça tudo o que te está a envolver agora, tudo o que faz parte do teu aqui e agora…

Sente o teu corpo… Sente o teu corpo durante a caminhada, sente o teu corpo durante a respiração, sente o teu corpo a receber a energia da natureza… Sente o teu corpo a abraçar a natureza… Fica… Explora… Acolhe… Silencia-te… Usa todas estas indicações para te silenciar agora, continua a explorar esta caminhada sem a minha voz, fica…. apenas em tudo o que envolve e em ti… Deixa-te ir… Lembra-te de que és uma criança a explorar o mundo pela primeira vez…

Rute Caldeira