Jul 12

3 DICAS PARA COMUNICARES EM PÚBLICO COMO UM PROFISSIONAL

Falar em público é uma das tarefas que tira o sono a muitas das pessoas e se não for bem executada, pode efectivamente causar muitos transtornos.

Já vi grandes profissionais perderem oportunidades de desenvolvimento de carreira, mesmo possuindo todas as competências técnicas, porque não foram capazes de se exprimir da melhor forma em momentos cruciais, como apresentações em frente a outros colegas, membros da direcção, etc.  

Pensa neste cenário: Acabaste de ser informada(o) que tens de fazer uma nova apresentação porque um dos Directores Internacionais da tua empresa, vem visitar o teu País e quer conhecer a Equipa Local.

Tens de fazer uma apresentação da tua área de actividade para alguém que não conheces, mas para a qual necessitas causar um grande impacto.

Aqui começa o momento de stress. O teu pensamento imediato é: Com tanto trabalho que já tenho, só me faltava mais esta…

É-te familiar esta situação? 

Acredita que na minha carreira profissional a trabalhar em multinacionais durante duas décadas, passei inúmeras vezes por esta situação, entre outras e por isso entendo bem o que sentes.

Aqui encontras 3 dicas  que considero que te podem ajudar:

 

  1.   PLANEIA COM EFICÁCIA

Achamos sempre que o tempo nunca vai chegar para tanta coisa que temos de preparar, já que o trabalho do dia-a-dia continua.  Considera no entanto, fazer o seguinte, para teres um maior foco relativamente a esta nova tarefa:

Respira fundo, pega numa folha de papel branca e começa por pensar em primeiro lugar:  Qual o resultado que espero alcançar com esta apresentação?     

Muitas vezes começamos logo a preencher os famosos templates habituais e esquecemos este ponto tão importante.                                                                         

Começa sempre com o fim em mente: Tendo este ponto bem definido, consegues melhor planear a tua introdução que tem de ser impactante, bem como o respectivo desenvolvimento e fecho. 

 

  1.   PRATICA SEM DECORAR

O maior erro que podes cometer quando estás a treinar a tua apresentação é tentares decorá-la.  Se no momento em que estás a apresentar te esqueceres de algo que decoraste, vais bloquear e a tua ansiedade aumentará significativamente.

Tem  junto a ti uma folha apenas com tópicos e num corpo de letra bem destacado, para que se te falhar algo, possas olhar discretamente para a mesma e assim conseguires dar continuidade ao tema que não querias mesmo deixar de referir.

Treina a tua apresentação como se de uma conversa se tratasse e não uma apresentação.

Grava-te com telemóvel e vê o resultado. O que achas? Parece-te bem? Deves melhorar alguns pontos?

Volte a praticar, praticar e  praticar até te sentires mais confortável.

 

  1.   DURANTE A APRESENTAÇÃO

Preferencialmente, apresenta-te e fala com os teus interlocutores antes de iniciares a tua apresentação e se tiveres essa oportunidade até antes de entrares na sala onde vai decorrer a mesma. Aí estabelecerás uma conexão com a tua audiência anterior à de estares na posição de apresentador(a) e em “palco”, facilitando imenso todo o processo. E não te esqueças de sorrir. Um sorriso, vale por mil palavras.

Utilize frases curtas, claras e decisivas, pois demasiada informação confunde a audiência, mesmo por muito entendida que seja no tópico.

O início e o fim do teu discurso têm de ser impactantes, pois vão ser o que a sua audiência mais vai memorizar.

Não leias os slides, nem vires as costas para a tua audiência.

Eles estão ali para te escutar e ver. Caso contrário, tinhas enviado a apresentação por  e-mail e não seria necessário apresentá-la.

 

Desfruta o momento, pois certamente tens algo de muito  impactante para partilhares com o Mundo!

Comunicar com Confiança, é uma habilidade que se treina.

 

Teresa Rosalino