Ago 30

10 DICAS PARA COMUNICAR ONLINE MAIS EFICAZMENTE

Comunicar online deixou de ser um privilégio para se um necessidade!

Tendo em conta a situação mundial sobre a proliferação do COVID19, neste momento o teletrabalho deixou de ser um privilégio apenas proporcionado por algumas empresas  aos seus colaboradores e passou a ser uma necessidade, sempre que tal seja possível.

Com o teletrabalho surge também a necessidade de aumentar o número de videoconferências. É verdade que as reuniões virtuais não são uma novidade, mas neste momento é imperativo que nos reajustemos à nova realidade e que a Comunicação através do universo digital, seja o mais assertiva possível.

Seguem 10 dicas chave para facilitar a tua comunicação quando te reúnes e comunicas através de plataformas digitais:

  1. Testa com a devida antecedência se o link para o qual te vais conectar está a funcionar, bem como os slides (caso os vás utilizar). Se entras apenas em cima da hora ou 5 minutos antes e se algo falha, vais entrar atrasado na reunião e a imagem que irás passar é de pouco profissionalismo, para além de que o teu sistema nervoso começa a alterar-se e pode prejudicar o rumo da tua intervenção.
  2. Preferencialmente utiliza headphones para obteres um som de áudio mais claro e evitares que quem está do outro lado escute barulhos desnecessários, que provocam ruído e interferências na comunicação.
  3. Foca-te na tua audiência e na informação que tens a partilhar e não te preocupes tanto com o desconforto que podes sentir em frente a uma webcam. Com a prática este desconforto tende a diminuir.
  4. Sorri quando inicias a tua videoconferência para gerares uma maior conexão com a audiência.
  5. Considera falar mais pausadamente que o habitual, pois se falares demasiado rápido, do outro lado terão mais dificuldade em captar a mensagem que pretendes passar.
  6. A tua postura corporal espelha a mensagem que pretendes passar e deve ser coincidente com a mesma. Tem uma postura de abertura e usa as mãos para acompanhar o que dizes.
  7. Atenção aos fundos demasiado “ruidosos” com muitos móveis, estantes e objetos. Preferencialmente utiliza um fundo mais neutro. O mais importante é a tua mensagem. 
  8. Para que a reunião seja mais produtiva, deves enviar antecipadamente os objetivos/agenda da mesma, para que todos os participantes saibam o seu propósito e se possam preparar devidamente.
  9.   Caso a videoconferência seja muito longa e sejas o organizador da mesma, utiliza quebra gelo, questionários, desafios, para que a mesma seja mais interactiva.
  10. Fecha a reunião com um call to action (chamada à ação) e deixa bem claro quais os passos seguintes, caso sejas o organizador. Se fores apenas parte integrante do grupo, é fundamental que fique claro quais os próximos passos que são esperados de ti. 

Na dúvida, pergunta!

Ao treinares as tuas habilidades de comunicação no universo digital, a tua mensagem será muito mais clara e irás gerar um maior impacto.

Comunicar com Confiança, é uma habilidade que se treina.

 

Teresa Rosalino