Set 20

A DANÇA COMO FERRAMENTA DE EXPRESSÃO 

Dançar é expressar!

Quanto nos permitimos expressar em liberdade?

Mesmo se vivêssemos num mundo sem censura, será que nos permitiríamos expressar em liberdade?

Expressar em liberdade não é dizer o que penso, porque posso, mas expressar a verdade do que penso e do que sinto, sem medo do que vão pensar ou dizer de mim! 

Quantos de nós podemos dizer que nos expressamos na liberdade da nossa verdade? 

Quantos temos medo de magoar, de ser magoados, de não ser aceites, amados, reconhecidos, especiais, valorizados e por isso não expressamos, reprimindo e calando a liberdade da nossa verdade?

E depois andamos todos esticados pela tensão, a rebentar pela pressão, simplesmente porque não nos permitimos expressar a liberdade da nossa verdade intrínseca!

É na verdade muito simples, mas de fácil não tem nada!

Por isso é que as artes, a dança, o teatro, o canto, a pintura e todas as demais formas de expressão artística, tem um papel preponderante na vida do ser humano, pois permitem conectar e expressar o que vai dentro, libertar a pressão, soltar a energia que pelos apegos vai ficando aprisionada e se manifesta no corpo, em forma de sintoma e doença!

Por isso, para além de expressão, a arte é terapia!

Expressão, liberdade, verdade e poder interior andam de mãos dadas para mim, e deixo mais 4 palavras que se integram neste sentir para cada um intuir: coragem, respeito, aceitação e responsabilidade!

Celebremos em consciência a liberdade da nossa verdade!

Bibi Fernandes