Dez 27

O CORPO É O LUGAR ONDE TUDO ACONTECE

O Corpo precisa de um espaço e de um tempo dedicado a sentir

O Corpo é o lugar onde tudo acontece, mesmo quando não há a consciência disso. As nossas experiências ficam armazenadas no cérebro, mas também nos nossos orgãos, músculos, e ossos. O tónus muscular, a respiração, o batimento cardíaco, a postura, a temperatura, entre outros factores, são afectados pelo impacto da nossa relação com o mundo.

Observar e sentir o corpo é uma forma de trazer presença e consciência: Escutar as nossas sensações internas; a nossa respiração, contactar com o chão, movimentar de forma livre, tocar, olhar…, são formas de o fazer. Ao longo do tempo, fui percepcionando, através da minha experiência profissional e pessoal, como estas ferramentas podem ajudar a qualquer um de nós a desenvolver-se pessoalmente numa dimensão sensitiva, cognitiva, física e espiritual.

Cada um de nós tem uma história de vida e é através dessa história que cada um de nós vai reagindo e agindo perante os acontecimentos da vida. Ao ter tomado consciência destas relações, tomei também a consciência de como inúmeras ferramentas poderiam estar ao serviço do auto-conhecimento e desenvolvimento humano. Por exemplo; ao observar a minha respiração, a minha postura corporal, as diferentes partes do corpo, como se sente o meu corpo quando estou em contacto com o chão ou quando me movimento em contacto com outro corpo, ou quando me movimento com diferentes dinâmicas, posso tomar consciência e experimentar novos hábitos, posso sentir e deixar que a informação chegue até mim através do que o próprio corpo está a sentir…

Sofia Silva